CTO da Hitachi Data Systems discute as tendências de TI para 2013

Dezembro de 2012- Hu Yoshida, vice-presidente e CTO da Hitachi Data System, destaca algumas tendências em tecnologia para o próximo ano, levando em conta uma ampla gama de áreas inclusive os modelos de consumo de TI. Para Yoshida, os big data continuam a ser a primeira preocupação para o segmento de TI em 2013. As empresas e corporações precisarão se concentrar nos dados secundários gerados por meio da duplicação e dos backups, e o custo total de propriedade do armazenamento passará por uma mudança importante conforme os custos operacionais decrescerem e os custos com capital começarem a subir, observou Yoshida.

Ainda de acordo com o executivo da Hitachi Data Systems, novas tendências surgirão trazendo desafios e oportunidades para os negócios em 2013; o profissional de TI terá de atacar esses desafios com orçamento e tempo limitados. E, ao mesmo tempo, terá de extrair valor de negócio dos big data para amparar o crescimento e o desenvolvimento.

Algumas das tendências tecnológicas:

• Mudanças sensíveis no OPEX e no CAPEX: Nos últimos 10 anos o custo total do armazenamento tem aumentado cerca de 7 % ao ano. O aumento se deve principalmente aos custos operacionais (OPEX), enquanto o custo do hardware (CAPEX) manteve-se relativamente estável. O CAPEX terá tendência de alta em 2013 e se tornará uma grande parcela do custo total de propriedade por causa do aumento da funcionalidade no hardware e da demanda por capacidade de armazenamento.
  • Novos Modelos de Consumo: Em vez de adquirir todo o seu armazenamento hoje e distribuir o CAPEX nos próximos quatro ou cinco anos, as organizações adquirirão o que elas precisarem quando precisarem. Para isso, as empresas necessitarão aproveitar tecnologias e recursos como o provisionamento dinâmico do armazenamento, a virtualização e a migração de dados sem interrupções. Os fornecedores de armazenamento poderão também oferecer serviços gerenciados para as organizações, auxiliando-as a converterem CAPEX em OPEX.
  • Gerenciar a Explosão da Replicação dos Dados: A replicação multiplica o crescimento dos dados, e os backups são os maiores geradores de replicação. Os objects stores auxiliarão a resolver a questão reduzindo a necessidade de executar backup e replicar dados não modificados.
  • O Surgimento das Controladoras Enterprise Flash: O uso de drives de estado sólido (SSD na sigla em inglês) flash de alto desempenho nas empresas foi lento devido ao alto preço e durabilidade limitada em comparação com os drives de disco rígido. O ano de 2013 verá a introdução de controladoras flash com processadores avançados desenvolvidos especificamente para sistemas de armazenamento corporativos, aumentando a durabilidade, o desempenho e a capacidade da memória flash.
  • Novos Requisitos para Sistemas de Armazenamento Corporativo de Nível Básico: o uso crescente de hipervisores como VMware e de aplicações como os VDI transformaram os requisitos para sistemas de armazenamento midrange. O desnível entre arquiteturas corporativas e midrange está se reduzindo à medida que o mercado começa a exigir sistemas de armazenamento corporativo de nível básico. Esses sistemas trazem escalabilidade vertical com maiores cargas de trabalho ao adicionar mais processadores, portas e cache, e ainda oferecem uma referência de preço para o mercado midrange.
  • A Necessidade por Sistemas de Arquivo Baseados em Objetos: O crescimento dos dados não estruturados exigirá sistemas de arquivo maiores e mais escaláveis. Os sistemas de arquivo convencionais precisarão ser substituídos por sistemas de arquivo baseados em objetos para atender essa crescente demanda. Gerenciar dados e metadados de sistemas de arquivo como objetos possibilita restauros rápidos dos sistemas de arquivo, permite alto desempenho no acesso aos arquivos e oferece a criação automatizada de camadas de arquivo.
  • Acelerar o Uso de Plataformas de Conteúdo para Arquivos de Dados e Compartilhamento de Dados: A virtualização do armazenamento possibilita que as aplicações compartilhem recursos de armazenamento; entretanto, os dados das aplicações permanecem presos em silos separados. Em 2013, o uso de plataformas de conteúdo para arquivos e compartilhamento de dados acelerará à medida que os usuários tentarão correlacionar informações a partir de diferentes aplicações.
  • Controladoras com Assistência a Hardware para Satisfazer Cargas de Trabalho Cada Vez Mais Complexas: As controladoras de armazenamento estarão equipadas com processadores avançados e ASICs com assistência a hardware para lidar com cargas de trabalho cada vez mais complexas e processamentos mais intensos.
  • Plataforma Segura para a Adoção de Dispositivos Móveis - A adoção de dispositivos móveis e do BYOD mudará sensivelmente o local de trabalho, criará experiências de usuário mais próximas e proporcionará criatividade e inovação social. De acordo com o iPass 2010 Mobile Workforce Report, funcionários com dispositivos móveis trabalham 240 horas a mais por ano, ou seis semanas de trabalho a mais ao ano por funcionário. Dispositivos móveis possibilitam que os trabalhadores conciliem suas vidas pessoais e profissionais e fiquem conectados em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso aumenta a satisfação no trabalho e a produtividade, especialmente se eles puderem compartilhar informações e colaborarem com os colegas. Para que a área de TI adote essa tendência e compreenda os benefícios dessa tecnologia, é necessário fornecer a infraestrutura segura de banda larga para os usuários compartilharem informações por meio desses dispositivos e gerenciarem o ciclo de vida dos dados que forem criados. Em 2013, a adoção de dispositivos móveis gerará a necessidade de plataformas de conteúdo, e os fabricantes concentrarão recursos na resolução de problemas e dos custos da segurança para a adoção de dispositivos móveis, oferecendo assim uma plataforma segura e com total disponibilidade de conteúdo que possa ser controlada e gerenciada pela área de TI.
  • Soluções Convergentes Integradas de Forma Mais Estreita - Soluções convergentes, que incluem componentes de servidor, armazenamento e redes em um pacote pré-configurado e pré-testado, ganharam aceitação devido à facilidade de aquisição e configuração. Contudo, a maioria dos pacotes de soluções atualmente oferecida no mercado exige ferramentas separadas para gerenciar componentes de servidor, armazenamento e redes, pois eles normalmente são produzidos por diferentes fabricantes. Em 2013, veremos a aceitação crescente de plataformas unificadas de computação, nas quais o gerenciamento e a orquestração de recursos de servidor, armazenamento e redes serão feitas através de um único painel de controle para obter uma solução integrada e pronta para utilização.

Sobre a Hitachi Data Systems

A Hitachi Data Systems oferece as melhores tecnologias, serviços e soluções, que garantem excelente retorno sobre investimento (ROI) para os clientes, além de incomparáveis retornos sobre ativos (ROA) e impactos concretos sobre os negócios. Com a visão de que a TI deve ser virtualizada, automatizada, adaptada à nuvem e sustentável, a Hitachi Data Systems fornece soluções que otimizam os custos e a agilidade de TI. Com mais de 5.800 funcionários em todo o mundo, a Hitachi Data Systems está presente em mais de 100 países e regiões. Os produtos, serviços e soluções da Hitachi Data Systems conquistaram a confiança de empresas que são líderes mundiais, incluindo mais de 70% das companhias que integram a lista Fortune 100 e mais de 80% da lista Fortune Global 100. A Hitachi Data Systems acredita que dados fazem o mundo girar – e a informação é a nova moeda. Para mais informações, acesse http://www.hds.com/br/

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi, Ltd., (TSE: 6501), com sede em Tóquio, no Japão, é líder no setor mundial de eletrônicos, e conta com cerca de 320 mil funcionários em todo o planeta. O ano fiscal 2011 (encerrado no dia 31 de março de 2012) consolidou uma receita total de 9,665 bilhões de ienes (US$ 117,8 bilhões). Mais do que nunca, a Hitachi vai centrar esforços no Negócio da Inovação Social, que inclui sistemas de informação e telecomunicações, sistemas de energia, sistemas ambientais, industriais e de transporte, e sistemas sociais e urbanos, bem como materiais sofisticados e aparelhos essenciais para sustentá-los. Para mais informações sobre a Hitachi, acesse o site da empresa: http://www.hitachi.com.

Agência Ideal
PABX: +55 11 4873-7900