Com solução da Hitachi Data Systems, Online Data Center inova e lança sistema de gestão de notas fiscais eletrônicas

Plataforma automatiza a entrada e a saída dos arquivos digitais (XML) das notas fiscais, garantindo o armazenamento

Novidade soluciona determinação da legislação tributária brasileira, que exige manutenção de todas as notas geradas por até cinco anos

SÃO PAULO — setembro de 2013 — A Online Data Center (www.onlinedc.com.br/) desenvolveu uma plataforma inteligente para a organização das notas fiscais eletrônicas. Utilizando as ferramentas de armazenamento e manipulação de dados não estruturados da Hitachi Data Systems (HDS), o novo sistema automatiza a entrada e a saída dos arquivos digitais das notas, permitindo às empresas um acesso fácil, rápido e seguro.

Essa inovação tem o propósito de solucionar uma demanda cada vez custosa para as companhias. Em determinação à legislação tributária brasileira, as empresas precisam manter arquivadas as notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas no ano fiscal corrente, além dos quatro anteriores. Atualmente, muitas empresas encontram dificuldades em organizar e, sobretudo, localizar esses arquivos. Como resultado, acabam direcionando investimentos pesados à tarefa e, consequentemente, perdendo agilidade e capital que poderiam ser empregados para o aumento da competitividade.

Para desenvolver a solução, a Online DataCenter baseou-se no Hitachi Content Platform (HCP), da Hitachi Data Systems. O sistema proporciona o acesso contínuo e a proteção das informações armazenadas na nuvem e é utilizado por parceiros de negócios da Hitachi em diversos países. O Hitachi Content Platform (HCP) oferece a gestão de metadados mais avançada do mercado e estabelece fundamentos para big data e analytics.

“Mesmo sendo uma companhia de grande porte, A Hitachi Data Systems possui a agilidade necessária para lidar com empresas menores, que precisam de velocidade no atendimento”, avalia Adriano Filadoro Ribeiro, diretor de TI da Online Data Center. “Nossa experiência foi de intensa cooperação, resultando em uma solução segura e inovadora para armazenamento dos arquivos XML”, completa.

No universo da tecnologia da informação, um arquivo XML é um arquivo de dado não-estruturado, formado por um texto que segue uma linguagem específica para empacotamento de informações, legível tanto para humanos quanto para computadores.

A Receita Federal estabelece que os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas devem ser armazenados pelas empresas, uma vez que eles contêm a informação contábil necessária para as auditorias. Dessa maneira a Receita pretende combater as fraudes e proteger os bons contribuintes.

Sobre a Hitachi Data Systems
A Hitachi Data Systems oferece tecnologias, serviços e soluções em informação que ajudam as empresas a melhorar custos e agilidade em TI e a inovar com informação, fazendo diferença no mundo. Nossos clientes podem contar com um atraente retorno sobre o investimento (ROI), além de um retorno sem igual sobre os ativos (ROA) e um impacto positivo demonstrável sobre os negócios. Com aproximadamente 6 mil funcionários no mundo todo, a Hitachi Data Systems faz negócios em mais de 100 países e regiões. Nossos produtos, serviços e soluções contam com a confiança de empresas líderes no mundo, incluindo mais de 70% da lista Fortune 100 e mais de 80% da lista Fortune Global 100. Visite nosso site: http://www.hds.com/br/.

Sobre a Hitachi Ltda
A Hitachi Ltda. (TSE: 6501), com matriz em Tóquio, no Japão, é líder em nível mundial no segmento de eletrônicos, com aproximadamente 326 mil funcionários no mundo todo. No ano fiscal de 2012 (finalizado em 31 de março de 2013), consolidou um faturamento total de 9.041 bilhões de ienes (US$ 96,1 bilhões). A Hitachi vem se concentrando mais que nunca nos Negócios de Inovação Social, o que inclui sistemas de infraestrutura, informação & telecomunicações, sistemas de energia, maquinário de construção, material & componentes altamente funcionais, sistemas automotivos e outros. Para mais informações sobre a Hitachi, por favor, visite o website da companhia: http://www.hitachi.com.

Informações para a imprensa:
Tales Rocha
tales@talesrocha.com.br