Convergência, Automação e Integração: as tendências em TI para 2015, parte 2

Por: Hu Yoshida
CTO Global da Hitachi Data Systems.

Esta é o meu segundo post sobre as que eu considero ser as dez tendências em TI para 2015. Em meu último post, mencionei que a principal tendência para 2015 será o Business Defined IT e as forças que o impulsionam, dentre elas: Convergência, Automação e Integração.

Abaixo faço uma análise sobre sobre os três-fatores chave que propiciam que a TI esteja, realmente, voltada para os resultados do negócio.

2 - Novos recursos que aceleram a adoção de plataformas convergentes e hiper convergentes

Um fator chave para o Business Defined IT são soluções convergentes que podem ser integradas aos sistemas e à pilha de aplicativos. Soluções convergentes são o segmento que mais cresce nas principais líderes do mercado, incluindo a Hitachi Data Systems. Hoje, as organizações não precisam mais esperar semanas ou meses para rodar o Oracle RAC ou SAP Hana. A integração destes softwares de gerenciamento com VMware e Hyper-V, por exemplo, fornece um data center definido por software para as nuvens privada e pública. O que permite que a TI passe a se concentrar, cada vez mais, em melhores plataformas de convergência, que possam ser customizadas e otimizadas por meio de um único painel de gerenciamento. Novos recursos, tais como custos de entrada mais competitivos, mais integração entre a infraestrutura e o software, bem como a capacidade de acomodar hypervisores irá acelerar a adoção de soluções convergentes e hiper-convergente.

3 - Automação do gerenciamento

Em 2015, certamente, veremos mais investimento em ferramentas de automação de gerenciamento. Acredito que o provisionamento de aplicações e a gestão de cargas de trabalho serão feitos com base em modelos a partir de agora. A automatização do gerenciamento irá incluir, entre outros recursos, o monitoramento e alertas de exceção, análise da causa raiz e correção automática. Já a orquestração, por sua vez, incluirá o movimento de cargas de trabalho entre nuvens privadas e públicas a fim de alinhar a infraestrutura adequada com base no custo, desempenho, localidade e governança. A automatização da gestão será facilitada por uma infraestrutura convergente com uma camada de orquestração que elimina a necessidade de ligar e lançar diferentes gerenciadores de elementos.

Os fornecedores de TI têm trabalhado com aplicações e desenvolvido cases de melhores práticas no assunto. Mas, ao invés de entregar seus produtos acompanhados de white papers sobre estes casos de sucesso, eles devem ser capazes de fornecer estas melhores práticas sob a forma de modelos que podem ser usados para a automação. Embora seja mais fácil para os fornecedores de infraestrutura fazer isso, quando eles são os próprios donos de uma solução convergente, incluindo servidores, armazenamento e rede, os APIs também devem estar disponíveis nos gerenciadores para os clientes que ainda têm a necessidade de se integrar com infraestrutura legada, OS, ou aplicações.

4 - Software Defined

Software defined será fortemente anunciado em 2015 e muitos fornecedores irão vender os seus produtos sob esta bandeira. O conceito de software defined é um passo fundamental para simplificar e automatizar a infraestrutura de TI. Startups irão, muito provavelmente, entrar no mercado com um software com pretensões de serem de classe empresarial com hardware commodity de baixo custo. Enquanto o software pode melhorar a tecnologia no hardware os resultados será limitado pela infraestrutura de hardware abaixo dela. Software com hardware commodity pode ser bom o suficiente em alguns casos, mas ainda haverá uma necessidade de hardware empresariais inteligentes (e robustos) no mundo do software defined.

Aqui, para a referência, listo as minhas tendências de TI para 2015. Eu vou cobrir as tendências 5, 6, 7 que estão dentro da categoria infraestrutura contínua, em meu próximo post, na semana que vem.

1 – Business Defined IT

Convergência, Automação e Integração

3 - Automação de gerenciamento

4 - Software Defined