O Papel do Software Defined no Gerenciamento de Infraestruturas Virtuais

Por: Hu Yoshida
CTO Global da Hitachi Data Systems.

Os analistas estão prevendo que, até 2016, 85% das cargas de trabalho estarão virtualizadas. Embora a virtualização traga resultados incríveis para a utilização e para a agilidade dos recursos, permanecem alguns desafios para o gerenciamento de infraestruturas virtuais. É aí que o "Software Defined" pode ajudar.

Em minhas previsões de tendências para 2015, eu identifiquei a adoção do "Software Defined" como um passo muito importante para simplificar e automatizar a infraestrutura de TI por meio da comunicação entre o software e a infraestrutura via APIs ou clientes/provedores. E a chave desta administração é a comunicação.

A ferramenta da VMware, vCenter Operations Manager – vCOps (Now vRealize Operations Manager), é uma das ferramentas de gerenciamento mais amplamente utilizadas no monitoramento, gerenciamento e na produção de relatórios de infraestruturas virtuais. O vCOps ajuda a antecipar o problema de modo proativo e a tomar as providências devidas para evitar a ocorrência. Além de proporcionar uma análise de causas primárias para os problemas detectados, ele abstrai dados do sistema para indicar a saúde, o risco e a eficiência da infraestrutura em diferentes níveis, tais como MVs, hosts, clusters etc.

Algumas soluções disponíveis no mercado hoje, aumentaram de modo significativo os recursos do vCOps, lançando um adaptador de armazenamento, ou provedor, para obter uma visão ampla e unificada da pilha de computação e armazenamento e assim operar a infraestrutura virtual do VMware de maneira ágil e eficiente.

Essas soluções fornecem matriz de desempenho, mapeamento end-to-end de recursos e da utilização dos componentes de armazenamento e seus desenvolvedores, na grande maioria dos casos. O mapeamento de recursos detalhado permite uma resolução de problemas mais rápida, um monitoramento proativo e a análise das causas primárias, tornando a TI capaz de responder às necessidades do negócio. Com dashboards intuitivos de desempenho e maior capacidade e maiores consumidores para as matrizes de armazenamento Hitachi. Esses dashboards permitem que os gerentes de VI tenham uma visibilidade profunda do estado dos componentes de armazenamento Hitachi, incluindo métricas de desempenho, mapeamento de recursos end-to-end e utilização de recursos.

O Hitachi Storage Adapter, é uma destas soluções. Gratuito, ele pode ser baixado a partir do VMware Solution Exchange.

Desempenho do Hitachi VM

Ao lado do VMware vCenter Operations Management Suite, o Adaptador de Armazenamento Hitachi integra o gerenciamento de camadas físicas e virtuais, para reduzir de modo significativo o tempo de resolução (MTTR) e os custos operacionais. O adaptador de armazenamento fornece uma melhor visibilidade do desempenho do seu ambiente end-to-end de infraestrutura física e virtual.
O dashboard de desempenho de máquina virtual no adaptador Hitachi proporciona mapas visuais de latência e de aquecimento dos IOPs. Os mapas são agrupados por cluster de vSphere e por grupo de recursos vSphere.
Ao clicar em um objeto no painel esquerdo, o seu administrador consegue ver todos os recursos associados a uma máquina virtual específica, chegando ao extremo de visualizar o nível de cache, onde se pode ver o uso detalhado de cache.
Com essa informação, você será capaz de identificar rapidamente gargalos de armazenamento e eliminar o armazenamento da lista das causas de problemas de desempenho da máquina virtual.

Dashboard de Desempenho de Máquina Virtual

Capacidade de Máquina Virtual Hitachi

O dashboard de capacidade de máquina virtual tem um mapa térmico da capacidade de Volume de Provisionamento Dinâmico (Vol. de PD). O tamanho representa a capacidade, enquanto a cor mostra o percentual de utilização do Vol. de PD.
Ao clicar em um Vol. de PD no painel esquerdo, o seu administrador pode visualizar todos os recursos associados a um Vol. de PD específico até o nível do pool de provisionamento dinâmico, onde se pode ver a capacidade detalhada de utilização.

Dashboard de Capacidade de Máquina Virtual
Os Maiores "N" Consumidores
O dashboard de Maiores "N" consumidores mostra os maiores consumidores dos componentes de armazenamento individual em um sistema de armazenamento específico.

Agora você pode ver as métricas e identificar facilmente os maiores consumidores dos seus recursos de armazenamento.

Dashboard de Maiores "N" Consumidores
O adaptador de armazenamento Hitachi auxilia a transformar em realidade a visão do data center "software defined", possibilitando uma solução simples, ágil e eficiente para as suas necessidades de infraestrutura virtual. Veja o vídeo de demonstração.
Continue acompanhando este espaço para mais anúncios especiais sobre "Software Defined" da HDS para ambientes vSphere.