Hitachi desenvolve solução personalizada de smart grid para a CPFL

Sistema inteligente de análise de dados tornou a verificação da rede elétrica três vezes mais rápida

São Paulo, 25 de agosto de 2017 – A Hitachi Data Systems (HDS), subsidiária do Grupo Hitachi Ltd (TSE:6501), anuncia a implementação de uma solução de smart grid desenvolvida especialmente para o grupo CPFL. Com o sistema de FMD (Flash Memory Disk) da Hitachi Data Systems, a verificação de toda a rede elétrica da distribuidora de energia passa a ter resposta ao atendimento de ocorrências e previsão de problemas três vezes mais rápidas em relação ao sistema anterior, além de diminuir custos operacionais e aumentar a qualidade do serviço ao cliente.

A fim de manter as informações de toda a rede elétrica atualizadas e disponíveis a qualquer momento, a empresa realiza um conjunto de ações que, internamente, é chamado de “rotina de compressão”. A conclusão desses procedimentos levava dias, atrasando o desenvolvimento de projetos para novas instalações, fossem elas em indústrias ou até mesmo em residências. Além disso, a lentidão desse processo afetava o atendimento dos call centers e a segurança na atuação dos eletricistas, que precisam ser abastecidos pelas informações do Centro de Operação do Sistema quando atuam em campo.

A solução da Hitachi Data Systems trouxe ao sistema da CPFL a capacidade de realizar processos internos dentro dos próprios discos de armazenamento da empresa, de modo inteligente, com informações em formato comprimido. Trata-se de uma tecnologia especial, com potencial para concentrar mais dados armazenados, permitindo acesso e análise de forma muito mais rápida, o que aumenta a velocidade de todos processos executados pelos funcionários da companhia, inclusive nas trocas de informações entre diferentes setores, melhorando a integração e otimizando a cadeia produtiva. A melhora no monitoramento permite a antecipação de reparos e agiliza os atendimentos aos chamados de emergência.

“A parceria entre CPFL e Hitachi é fruto da nossa vocação para Inovação Social. A Hitachi entende que é possível utilizar a tecnologia para que as empresas sejam bem-sucedidas nos seus modelos de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactem na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais”, diz Ricardo Miura, gerente de vendas da Hitachi no Brasil.

A CPFL é líder em distribuição elétrica no país, com nove empresas que detém cerca de 14,3 % do mercado, e atendem cerca de 9,1 milhões de pessoas, espalhando-se em 12 das 27 Unidades da Federação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) e quatro das cinco regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste).

“O nosso relacionamento com a Hitachi, iniciado no final de 2014, vem se estreitando a cada dia, nos permitindo compartilhar a demanda de tecnologia que necessitamos para automatizar e acelerar todos os processos de negócio” afirma Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL

Sobre a Hitachi Data Systems
A Hitachi Data Systems, subsidiária da Hitachi Ltd., oferece um portfólio integrado de serviços e soluções que permitem a transformação digital por meio de gestão avançada, governança, mobilidade e análises de dados. Com a missão de ajudar as organizações globais a abrir novos fluxos de receita, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e acelerar o time-to-market na era digital, a Hitachi Data Systems impulsiona os negócios, integrando o melhor da tecnologia da informação e operacional de toda a família de empresas Hitachi. Combinando essa experiência com a expertise da Hitachi em internet das coisas, é possível atender ideias excepcionais de negócios e as necessidades da sociedade para transformar e prosperar.

Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.