Hitachi Vantara integra metodologia DataOps em sua fermenta de análise de dados

Nova versão da plataformaPentaho 8.3 oferece mais agilidade e melhor visibilidade de acesso aos dados com uma governança adequada

São Paulo, Brasil– A Hitachi Vantara, subsidiária integral da Hitachi, Ltd. (TSW:6501), que atua no setor de análise, inteligência e armazenamento de dados, disponibiliza o Pentaho 8.3, a mais recente versão da plataforma de integração e análise de dados da companhia.

O Pentaho 8.3 apresenta uma série de recursos projetados para suportar DataOps, uma prática colaborativa de gerenciamento de dados que ajuda os clientes a utilizar todo o potencial de seus dados. A versão 8.3 oferece agilidade aos clientes cujos dados estão em ambientes Edge-to-Multicloud (da ponta para a nuvem), garantindo a privacidade, segurança e governança geral de dados.

“A plataforma Pentaho já é utilizada em setores financeiros, de saúde, varejo e indústrias de diferentes segmentos. Estamos inovando com soluções que armazenam os dados com um menor custo e de maneira mais assertiva, permitindo que as informações possam ser geradas e que o valor econômico total dos dados seja capturado,” afirma Fabio Meneghim, Big Data &Analytic Sales da Hitachi Vantara. “Esta nova versão da Pentaho chega para atender a necessidade dos nossos clientes, que precisam acessar, integrar e analisar dados de forma cada vez mais segura e eficiente.”

Na Holanda, o hospital St. Antonius1, que já utiliza a plataforma Pentaho, usa os dados do hospital para identificar tendências, problemas e fazer recomendações para agilizar os processos hospitalares. Com a Pentaho, o hospital colocou mais inteligência nas mãos de médicos e administradores e, consequentemente, liberaram a equipe de TI para outros trabalhos. Desde a implantação da plataforma, o hospital já conseguiu reduzir em 20% o tempo do atendimento em seus prontos-socorros.

“Dentro do setor de saúde, integrar dados de pacientes de todo o sistema, seja público ou privado, significará ter mais chances de salvar vidas e conseguir mais eficiência nos processos administrativos. E o que nos empolga é saber que isso já é possível”, conclui Meneghim.

De acordo com Stewart Bond, diretor de pesquisa da IDC, “a maioria dos dados gerados hoje é perdida. De fato, apenas cerca de 2,5% de todos os dados são realmente analisados. O maior desafio para desvendar o potencial que está oculto nos dados é que são complicados, isolados e distribuídos. Para serem eficazes, líderes precisam ter acesso aos dados corretos, no momento certo e no contexto correto.”2

O que há de novo com Pentaho 8.3

O Pentaho 8.3 introduz vários aprimoramentos que ajudam as organizações a modernizarem suas práticas de gerenciamento de dados, que suportam iniciativas de operações de dados e removem o atrito entre dados e insight. Os novos aprimoramentos incluem:

Recursos do pipeline de dados (drag&drop) para acessar e mesclar dados de difícil acesso

• Com o novo conector para SAP, contamos agora com a combinação drag&drop, que melhora e transfere dados da SAP ERP e da Business Warehouse, fornecendo insights mais profundos e um maior valor analítico das informações corporativas.
  • O AmazonKinesis oferece capacidade de dados em tempo real em um ambiente da AWS. Com nossa nova integração, a Pentaho permite que os desenvolvedores da AWS inovem e processem dados de streaming em um poderoso ambiente visual, em vez de escrever códigos, e combiná-los com outros dados, reduzindo o esforço manual.

Visibilidade de dados para uma governança melhor

• Integração aprimorada com a Hitachi Content Platform (HCP): nosso principal sistema de armazenamento de objetos distribuídos projetado para suportar grandes e crescentes repositórios de conteúdo, desde arquivos de texto simples a imagens, vídeos e banco de dados com multi-gigabyte. Entre as melhorias, ler, gravar e atualizar metadados personalizados e objetos de consulta do HCP com seus metadados do sistema para facilitar as pesquisas, o controle e utilização de dados para análises.
  • Integração do IBM Information Governance Catalog (IGC): Inicialmente oferecido em versão beta com distribuição restrita, os clientes podem visualizar dados de linhagem da Pentaho no IGC da IBM para reduzir a quantidade de esforço manual necessário para o controle de dados.
  • Transmissão de linhagem de dados: Facilitamos o rastreamento de dados em tempo real de protocolos, como AMQP, JMS, Kafka e MQTT

Suporte Multicloud expandido

• AWS Redshift bulk load: Hoje, a maneira mais comum de mover dados do S3 para o Redshift é por meio de scripts SQL repetitivos para orquestrar workloads em massa. Agora, usando nossos recursos para automatizar o carregamento do Redshift, os clientes podem aumentar significativamente a produtividade e aplicar políticas e agendamentos para quando a integração de dados ocorrer.

O Pentaho 8.3 permite combinar, melhorar e analisar dados do Snowflake junto com outras fontes de dados. Ele também permite que os clientes acessem dados de plataformas de cloud suportadas pela Pentaho, incluindo AWS e Google Cloud, além do Snowflake.

Recursos e Disponibilidade do Produto:

Sobre a Hitachi Vantara
A Hitachi Vantara, subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda líderes a encontrar e utilizar o valor de seus dados para inovar de forma inteligente e atingir os resultados importantes para as empresas e a sociedade. A empresa combina tecnologia, propriedade intelectual e conhecimento do setor para fornecer soluções de gerenciamento de dados que ajudem as empresas a melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir os custos dos negócios. A Hitachi Vantara aumenta a capacidade de inovação corporativa, combinando tecnologias de informação e operacional (TI e TO) e conhecimento de domínio. A companhia trabalha com organizações em todos os lugares para gerar dados que tragam resultados significativos. Acesse: www.HitachiVantara.com

Sobre a Hitachi, Ltd.
A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), sediada em Tóquio, no Japão, oferece inovações que atendem aos desafios da sociedade. As receitas consolidadas da empresa para o ano de 2016 (encerrado em 31 de março de 2017) totalizaram 81,8 bilhões de dólares. O Grupo Hitachi é líder global em Inovação Social e tem aproximadamente 304 mil funcionários em todo o mundo. Por meio da criação colaborativa, a Hitachi fornece soluções para clientes em diversos setores, incluindo indústria, energia e distribuição, água, desenvolvimento urbano, finanças, governo, público e saúde. Para mais informações, visite http://www.hitachi.com.

Conecte-se com a Hitachi Vantara nas redes sociais:

Contato para imprensa: Fernanda Brabo – fernandabrabo@aboutcom.com.br

Sergio Garrocini - sergiogarrocini@aboutcom.com.br